27 de junho de 2011

Os 10 carros mais feios do mundo


Os 10 carros mais feios do mundo - e outros 20 assustadores



Música de filme de terror para estas trinta assombrações do mundo automobilístico. A seguir, uma lista dos carros mais feios, ridículos, horrendos, grotescos, cômicos e que devem ter sido a causa da demissão de muitos projetistas e designers – para todo o sempre!
Nem o Lamborghini LM002 escapou desta seleção impiedosa. Modelos da Aston Martin, Kia, Nissan, Subaru e Ford também. Escolhemos até um representante nacional; considerem um bônus. O vídeo com a seleção completa feita pelo Tampa Sports Car Examiner está lá no final, mas vale a pena conhecer as 10 primeiras monstruosidades mais de perto:

10 – Suzuki X-90
A impressão de que falta algo neste Suzuki é uma constante. Onde está o restante do carro? Não à toda, o modelo só foi vendido entre 1996 e 1998. Para completar a desgraça, ele tinha um teto removível, uma espécie de teto solar avantajado ou um mamãe-quero-ser-um-cabriolé.

09 – Ford Edsel
Edsel Bryant Ford, um dos filhos do engenhoso Henry Ford, não poderia ter deixado seu nome em legado tão desastroso: o Ford Edsel, um carro ambicioso, inteiramente novo – e inteiramente feio. Sedã de duas ou quatro portas, perua, conversível… não teve jeito dele pegar. O filósofo Jan Deutsch o descreveu como “o carro errado na hora errada”.

08 – Tang Hau Detroit Fish
O peixinho chinês da Tang Hau é um crossover no mínimo feio. O nome Detroit Fish, de fato, significa algo: ele é um anfíbio e pode nadar. Ao que parece, George W. Bush, enquanto presidente, teria comprado um para o seu rancho, mas convenhamos que este peixe carro só serviria para ser transporte em um parque asiático da Pequena Sereia!

07 – Volkswagen Thing
Uma Brasília Hummer? Um isopor de cerveja com rodas? A “coisa” em questão foi fabricada pela Volks durante a Segunda Guerra Mundial para ser um carro de serviços leves do exército alemão. Depois da guerra, passou a ser fabricado para os americanos de 1969 a 1983.

06 – Lightburn Zeta Sports
Já ouviu falar de uma montadora australiana de carros chamada Lightburn? Claro que não! De 1963 a 1965 eles conseguiram empurrar um total de 400 coisas estranhas como esse sedã Zeta Sports. Um fraco motor de dois tempos de 20 cavalos, tração dianteira e apenas metade de marchas do que estamos acostumados faziam dele um esportivo nada esportivo.

05 – SsangYong Rodius
"O maior caixão funerário que já vi na vida” foram as melhores palavras que já escrevemos sobre este carro imperdoável. Dá uma olhada no “desabafo” inteiro do Juliano sobre o SsangYong Rodius.

04 – Pontiac Aztek
A proposta até que é boa: um SUV que realmente pode ir pra lama, com tração integral, capaz de carregar cargas pesadas, um som Pioneer com 10 falantes. Mas é feio que dói. Foi o primeiro carro inteiramente projetado no computador com ferramentas rapid-prototyping/rapid-visualization. Acho que esses programas eram shareware!

03 – AMC Pacer
O designer chefe da AMC trabalhou durante quatro anos para chegar ao audacioso conceito compacto (meio sapo) do Pacer. A ideia era fazer um carro claramente voltado para o passageiro e não para quem o observa. Não tinha como ficar bonito. O interior é apertado, mas quatro pessoas vão bem – foi o primeiro carro pequeno e espaço dos Estados Unidos, e resistiu de 1975 a 1980 no mercado.

02 – Citröen Ami 6
Não se trata do carro de passeio do Darth Vader, mas sim da tentativa (inalcançada) da Citröen de criar um carro mais chique e espaçoso com a base do adorado 2CV, preservando boa parte de sua mecânica. Este é o lado negro do estilo francês, e tem como marca sua carroceria “torta”, com a traseira na diagonal, como no Mercury Monterey e Ford Anglia.

1 – Aurora
Criado em 1957, o Aurora deve ter sido a visão gelatinosa da época para o que seria o futuro, ou seja, o ano 2000 (felizmente escapamos destas profecias prateadas). A ideia era de construir um carro seguro, com opções de motorização de Chrysler, Cadillac ou Lincoln sobre um chassis de Buick. No fim das contas, 30 mil dólares foram gastos no protótipo, e a fábrica acabou falindo (graças a Deus).


Me mata de orgulho – Gurgel G-15, a feiúra brasileira
Aqui no Brasil nós também tivemos o nosso aborto automotivo! O Gurgel G-15 vinha em duas versões, caixote ou pseudo-picape! Era um carro extremamente funcional, é verdade. Podia carregar 1200 quilos e seu motor tinha 60 cavalos com autonomia aproximada de 750 km. Infelizmente também era extremamente feio – como o "Os 10 carros mais feios do mundo - e outros 20 assustadores">tanque" do jogo antigo Out of This World.

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